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Nzambi
Nzambi

Deus na etimologia Bantu
Nzambi (Imbi = a essência pessoal, Za = dos quatro. O mais alto poder espíritual) , Nzame (fãs e grande parte do oeste africano), Zamba (Bulu), Nhâmbe ( Barotse), Leza (Zambeze), Sukula, Umbumbi, Huku/Suku (nhaneka Humbe), Ndiambi (hereros), Ndzambe (Mbochi), Nzami (teke), Ndzami ( Ndumu), Ndjame (Dinga),(Dyambo, Dambu, Mwamba, Ditambu, Kalunga, Mulungu (celeste), Mukuvu, Muidie (Luba), Moulopo (Luba), Maveji (Luba), Bumba (Kubas), Mukulu ( Lunda-kioko), Muvanji, Mbumbi, Ndzyami (Mbede), Ndala (cobra) Karitanga , Xivanga (Divindade dos Bavilli do verbo Vanga ‘criar’), Nkulukulu (Zulu), Ngulugulu (Inhambane), Mudimu (Tribo: Sutos, também é chamado Huveane, Deus da chuva), Mulo ( Bembas), Liulo, Uílu ( luii), Egulo (ganda), Idjulo (Tongas do Zambeze), Bulongo (Tonga), Katonda (Baganda),Mukasa (o benevolente-Tonga), Onyame (brilhante, Guiné), etc...
A raiz ‘Ilu’ que dá muitas vezes o prefixo pessoal ao termo ‘Mungulu que designa Deus em tabua e a ‘Macuro’´em herero.Tem o significado de ‘o elevado’, paraíso, céu e é o mesmo termo conhecido dos hebreus, persas e povos da antiguidade.
Deus supremo da natureza que, depois de haver criado a terra, o sol e a água, criou a mulher, utilizando terra. Deu forma ao homem, utilizando o fogo como matéria-prima. Após modelá-los, colocou-os à sombra da mulemba, árvore que representa o poder divino, e espargiu-lhes água. A esse casal primordial deu o nome de Samba e Maweze.
Primeiro deve se cumprimentar a cabeça (mutuê) e Ntoto. A alma que mora em nossa cabeça que está na terra. Acompanhado do corpo Mukutu que seria a dinâmica de nosso corpo representado por Mavambu, senhor do corpo.