Etimologia de Kimbanda
Etimologia de Kimbanda

Origem da palavra Kimbanda
O termo Kimbanda tem origem no idioma ovimbundu que quer dizer feiticeiro, curandeiro, profeta, necromante, vidente e médico das ervas por extensão. Aquele que mexe com as energias da natureza, oraculares e ancestrais.No Brasil convencionou denominar um culto de magia negra proibido pelos padres (inquisidores) jesuítas chamados Capuchinos.
Posteriormente esse termo veio dar nome a um culto brasileiro em separado da Umbanda com nome de ‘Kimbanda’.
Essa kimbanda teve influências de diversas culturas nativas e européias, fazendo assim uma subdivisão em 7 linhas principais e paralelas.

O Reino de Exu é composto em sua totalidade por um povo de 18.672.577 Exus, divididos em 7 linhas, onde estas linhas compreende 1.111 legiões, o que entende-se que há 2401 Exus distribuídos nas falanges, sem contar os Kiumbas existentes e transitórios na Linha Mista. 

Cada uma das 7 linhas de Exu são composta de 7 Falanges. Sendo assim 7x7=49, ou seja as linhas e sua falanges = 49 cargos e o Estado Maior = 9 com sua soma dá 58 cargos em sua totalidade. Assim vai se subdividindo as falanges e grupos de 7 em 7. As linhas da Kimbanda são em número de sete.

 

 

Os Malês, enquanto povo nem existiam. Era um termo em que os escravos não muçulmanos davam para os escravos muçulmanos. E é yorubá, da região do Benim e na Nigeria, não tendo nada a ver com o kimbundo.