Há muitos anos me deparei com o termo 'Gongombira' e fui buscar a etimologia desta palavra que soa completamente do original. Mukongo Mbilu. Lembro que o termo mais comum e usual era a forma feminina de Mbila. Porém li o termo que significava sepultura. Então creio que eu não poderia cultuar uma 'divindade sepultura'. Ao estudar os termos de ILU em quase todas as tribos de origem BANTU vi que se tratava de 'caçador do céu' por isso usei MUKONGO MBILU. Se tratando de uma divindade também estrelar assim como Mukumbi.
No entanto Mukongo Mbilu apensar de associado a Logum Edé, passa longe de ser a mesma divindade, visto que a história de pescador menino é lenda do culto yorubano.
Divindade da floresta e com seus elementos da natureza onde se difere e muito dos assentamentos de Orixá.
Alguma oferendas são aceitas pelo fato de que se trata de alimento ao ancião e certae dificilmente uma divindade irá negar uma oferenda dedicada a ele.
As bebidas são feitas de ervas.
Mbilu Ngunzu (Burungunzu): Nkisi que propicia a caça a a pesca, ligado tambem a prosperidade e as artes manuais.A palavra ‘Mbila’ provém do verbo Kubila que significa criar ou pastar em kimbundu e cemitério em kikongo. Também significa ‘mistério’.