Kimbanda Nagô é uma excelente linha de kimbanda. Uma das mais poderosas conforme é feito seu assentamento em imagens e ferro. Nagô pelo fato de ser praticamente influenciado pelos fundamentos da mesma.
Hoje uns 'quimbandeiros' costumam postar termo de kimbanda novas para fugir do rótulo de serem oriundos da Kimbanda Nagô.
Também conhecida como linha cruzada quando mesclam duas ou mias linhas com a nagô. Quando esta linha é cruzada com rituais de outros cultos. Chefe - Exu Gererê, os espíritos que são os componentes desta linha são exímios entendidos na pratica da magia, seja astral, seja natural ou qualquer outra forma ou modalidade a eles requisitados. Sua atuação principal é dentro da magia voodoo, muito conhecida a nível superficialissímo, sendo esta modalidade da magia, ensinada a pouquíssimos iniciados, haja vista sua complexidade, sua extrema e perigosíssima eficiência, que em mãos erradas podem resultam grandes e as vezes irreversíveis conseqüências, tanto ao operador quanto a infeliz vítima. Quero deixar claro que a magia voodoo pode ser amplamente requisitada e usada para fins maléficos, na qual obtém resultados rápidos e por demais eficientes, contudo a magia voodoo também, e deveria assim ser, utilizada para fins benéficos e virtuosos. Os espíritos que se apresentam dentro desta linha são denominados vulgarmente de “Ngangas”. Este fato é existente pelo pouco conhecimento que se tem que o chefe desta linha é Exu Gererê, ou seja é ele Exu pouco conhecido, porém, confundido com Exu Ganga, que por sua vez, é por demais conhecido nos umbandistas e kimbandeiros, e é este Exu, elemento desta forte e perigosa linha da Kimbanda.
Está é a linha mais propagada e tradicional de Kimbanda existente no Brasil. Cultuada com imagens diabólicas de gesso. Forte quanto aos elementos que a compôe e não quanto a apenas as imagens. Muitos dos assentementos de Exus desta linha entram em sua composição terra de cemitério, obi, orobô, dandá da costa entre outros elementos.
Os ferros são elemento essencial no assentemento de Kimbanda Nagô, tanto que os garfos em sua maioria são em 3 ou 5. E quando um médium necessita ou deseja usar a cabala goética a este é acrescentado.
Apesar de Exu Gererê ser o comandante supremo, tornou-se comum o uso sincrético da estatueta do Baphometh (símbolo da fertilidade e sabedoria) que representa o Exu Mór.